Em que situações é a energia eólica economicamente viável?

Para responder a esta pergunta vamos analisar as diversas situações e motivações para o uso de aerogeradores, no entanto podemos desde já adiantar que por norma só em condições muito favoráveis de vento ou produção subsidiada (microgeração) tornam rentável a energia eólica, para saber mais sobre vantagens e desvantagens veja (energia eólica vs solar).

Para consumo próprio em locais ligados à rede


Situações em que existe uma ligação à rede e o objectivo é apenas substituir uma parte do consumo por produção própria.

Moradias isoladas (sem ligação à rede)


Situações em que não existe uma ligação à rede e o objectivo é evitar a despesa (por vezes proibitiva) de pagar essa ligação à EDP, neste caso a rentabilidade é avaliada por comparação (escolher o mal menor), já que ambas as alternativas tem custos elevados. (custo da ligação edp + aluguer contador + consumos vs aerogerador + acessórios + baterias + instalação + manutenção)

Produção em ambiente urbano (para consumo ou venda)


A produção em ambiente urbano é por norma mais reduzida, não só por raramente se encontrarem nos locais mais favoráveis (picos de montes ou montanhas) como também devido aos obstáculos que o vento encontra (casas, prédios e outras construções) que reduzem a sua velocidade e provocam turbulência.

turbulência

Barracões, cabanas e outros locais com baixo consumo e de uso esporádico


Neste tipo de situações em que não se justifique uma ligação à rede pode-se montar um sistema que cumpra os seguintes requisitos:
Que as baterias armazenem energia suficiente para os momentos de uso e que o aerogerador consiga carrega-las no intervalo entre usos. (ex. uma cabana usada aos fins de semana).

Para vender electricidade (microgeração)


Neste caso a rentabilidade é assegurada pelo facto de segundo a lei a EDP ser obrigada a comprar toda a energia produzida a um custo superior ao que vende ao público (durante alguns anos). Existem algumas condições necessárias como ter um registo de microprodutor, existe uma potência instalada máxima para microprodução... Para saber mais visite http://www.microgeracao.info/

Por hobby, gosto pessoal ou motivações ecológicas


Neste caso a rentabilidade não é o factor mais importante, existe quem prefira construí-los (hobby), comprar e instalar apenas por gostar de ter ou por querer contribuir para um mundo mais "verde".
Apesar do objectivo não ser o lucro o custo continua a ser um factor, no entanto existem muitas alternativas em aerogeradores desde as pequenas às grandes potências, veja preços aerogeradores.

Parques eólicos


Grandes instalações nos chamados parques eóicos só se fazem após estudos exaustivos de viabilidade econômica e de impacto ambiental.
E só avançam quando a sua rentabilidade é assegurada por estudos prolongados das condições de vento do local e por terem a garantia de compra da totalidade da produção por parte da EDP a preço vantajoso.