Aerogeradores de eixo vertical


Compreender as vantagens e desvantagens de aerogeradores de eixo vertical

Aerogeradores de eixo vertical (AEV) não são tão eficientes como os mais comuns aerogeradores de eixo horizontal, mas tem o benefício de ter uma velocidade de arranque mais baixa o que lhes dá vantagem em condições de vento reduzido. Também tendem a ser mais seguros, mais fáceis de construir, podem ser montados mais perto do solo e lidam muito melhor com condições de turbulência.

aerogerador eixo vertical

Aerogeradores de eixo horizontal (AEH) tem uma maior eficiência do que os aerogeradores de eixo vertical (AEV) no entanto a direcção do vento não é relevante para um AEV e por isso não se perde tempo (e energia) a "perseguir" o vento. Em condições de turbulência com mudanças rápidas de direcão mais electricidade é gerada por um AEV apesar da sua menor eficiência.


Aerogeradores de eixo vertical são muito difíceis de encontrar à venda isto porque apesar de terem vantagens em algumas circunstâncias perdem claramente em rentabilidade quando as condições de vento são boas, é por isso que nunca verá um parque eólico com AEVs, resumindo-se o seu uso a pequenos projectos e a algumas instalações em ambiente urbano.